Como definir (corretamente) a Estratégia de Preço?

CARLOS DALTO
O momento de ‪‎negociar‬‬ "preço" é um dos mais delicados e talvez mais importantes de todo processo comercial, salvo alguns segmentos de vendas e mercados muito específicos. Não por menos faz parte de todas as teorias de marketing, a começar do velho "4 P's", de Kotler. Lançar mão da correta estratégia de preços e saber o momento exato de recuo é uma habilidade fundamental para qualquer profissional comercial. Vejamos algumas dicas práticas que contribuem para essa exatidão:

Ao definir sua estratégia de preços:

1. Trabalhe de forma específica - cada cliente e proposta requerem um olhar individualizado. Parta do entendimento de que nem todos os negociadores comportam-se da mesma forma: alguns são adeptos do jogo de barganha, outros são mais diretos e querem o preço final.

2. Portanto, trabalhe o preço da proposta tendo como base a sua política comercial, os valores praticados pelo mercado e o perfil de seu comprador, e estabeleça margens para barganha, quando necessário.


3. Pense duas vezes antes de cortar preços. Uma empresa precisa manter-se rentável, com margens que sustentem os negócios no médio e longo prazos. Além disso, uma venda baseada em ‪‎concessões de preços‬‬ pode destruir os esforços em ‪agregar‬‬ valor aos produtos e serviços.


4. Ao prospectar clientes, prefira aqueles com ‪‎valores‬‬ semelhantes aos oferecidos por seus produtos e empresa. Identificação favorece o momento de convergência de preços.

5. Cuidado com alguns mitos, como "o mercado fixa o preço" ou, ainda, "é preciso equiparar meus preços aos da concorrência para vender". Será mesmo? Particularmente, penso que essas afirmações são muito perigosas!


6. Nenhum comprador toma uma decisão exclusivamente com base no ‪‎preço‬‬! Eles podem até dizer isso, mas, em maior ou menor grau, levam em consideração outras variáveis, como qualidade, valor e serviços agregados, assistência técnica, garantias, etc. O que será que seu cliente valoriza?


7. Lembre-se: o comprador irá trabalhar para que você se desequilibre e faça concessões intempestivas – e certamente você irá se arrepender depois.

8. E, por falar em concessões, o limite são três em uma negociação. Vários estudos apontam para esse número mágico. Mas não se esqueça: defina os pontos de recuo e quantidades de acordo com o perfil da pessoa com quem irá negociar.

9. Tenha em mente seu ponto de partida e quais recuos irá fazer. Essas concessões precisam ocorrer em momentos estratégicos.

Lembre-se: negociar preços faz parte do processo de vendas. Essa é sua tarefa. Cair numa queda de braços com seu oponente poderá ter um desfecho trágico!


Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

APRENDA A NEGOCIAR PARA VALER
Podcast Negocie Pra Valer
CONFIRA OS VÍDEOS NO CANAL DO PROF. DALTO
Confira os vídeos no canal do prof. Dalto no Youtube
FERRAMENTAS E CONTEÚDOS
Mapa de prospecção de vendas
Metodologias ativas para treinamentos corporativos
Saiba como negociar preços
homem no campo plantando e olhando para as mãos
Por CARLOS DALTO 06 dez., 2023
Cansado de receber objeções nas suas vendas no Agro? Aqui, te conto como lidar com isso da maneira correta. Acesse e fique por dentro!
ampulheta e pessoa trabalhando escrevendo no caderno
Por Prof Dalto 15 nov., 2023
A verdade é que não nascemos prontos, certo?! Esta célebre frase de Mário Sérgio Cortella revela o quanto nós temos a missão de construir pessoas. Conheça 2 forças de vendas!
homens no campo conversando e olhando no horizonte
Por CARLOS DALTO 10 nov., 2023
Você já ouviu falar sobre negociação de Barter? Neste post, falo sobre tudo o que envolve o assunto. Acesse o conteúdo e fique por dentro!
Share by: