O momento de negociar "preço" é um dos mais delicados e talvez mais importantes de todo processo comercial, salvo alguns segmentos de vendas e mercados muito específicos. Não por menos faz parte de todas as teorias de marketing, a começar do velho "4 P's", de Kotler. Lançar mão da correta estratégia de preços e saber o momento exato de recuo é uma habilidade fundamental para qualquer profissional comercial. Vejamos algumas dicas práticas que contribuem para essa exatidão:
Ao definir sua estratégia de preços:
1. Trabalhe de forma específica
- cada cliente e proposta requerem um olhar individualizado. Parta do entendimento de que nem todos os negociadores comportam-se da mesma forma: alguns são adeptos do jogo de barganha, outros são mais diretos e querem o preço final.
2. Portanto, trabalhe o preço da proposta tendo como base a sua política comercial, os valores praticados pelo mercado e o perfil de seu comprador,
e estabeleça margens para barganha, quando necessário.
3. Pense duas vezes antes de cortar preços.
Uma empresa precisa manter-se rentável, com margens que sustentem os negócios no médio e longo prazos. Além disso, uma venda baseada em concessões de preços pode destruir os esforços em agregar valor aos produtos e serviços.
4. Ao prospectar clientes, prefira aqueles com valores semelhantes aos oferecidos por seus produtos e empresa. Identificação favorece o momento de convergência de preços.
5. Cuidado com alguns mitos, como "o mercado fixa o preço" ou, ainda, "é preciso equiparar meus preços aos da concorrência para vender". Será mesmo? Particularmente, penso que essas afirmações são muito perigosas!
6. Nenhum comprador toma uma decisão exclusivamente com base no preço! Eles podem até dizer isso, mas, em maior ou menor grau, levam em consideração outras variáveis, como qualidade, valor e serviços agregados, assistência técnica, garantias, etc. O que será que seu cliente valoriza?
7. Lembre-se: o comprador irá trabalhar para que você se desequilibre
e faça concessões intempestivas – e certamente você irá se arrepender depois.
8. E, por falar em concessões, o limite são três em uma negociação.
Vários estudos apontam para esse número mágico. Mas não se esqueça: defina os pontos de recuo e quantidades de acordo com o perfil da pessoa com quem irá negociar.
9. Tenha em mente seu ponto de partida e quais recuos irá fazer. Essas concessões precisam ocorrer em momentos estratégicos.
Lembre-se: negociar preços faz parte do processo de vendas. Essa é sua tarefa. Cair numa queda de braços com seu oponente poderá ter um desfecho trágico!